Saiba sobre a Avaliação conforme a orientação ICVM 578 quanto ao atendimento das normas de administração e funcionamento dos FIP’s.

Atualmente percebemos o grande volume de investimentos que as FIP’s estão realizando no Brasil e é preciso estar atento à perspectiva de aumento desde capital para investir em empresas.

Mas afinal, o que é a FIP?

O que é uma FIP

Segundo o BTG Pactual  a FIP é um Fundo de Investimento e Participações, também conhecido como Private Equitiy. Existem  diversos tipos de FIP’s, que detalhamos a seguir:

Tipos FIP’s

  • FIP – Empresas Emergentes
  • FIP – Capital Semente
  • FIP – Infraestrutura (FIP-IE)
  • FIP – Multiestratégia

Cada tipo de FIP possui  diferentes regras próprias de composição e negociação.

Existem Fundos de Investimento em Participações que possuem a estrutura semelhante a um Fundo de Investimento tradicional, que contam com uma gestão que seleciona os ativos a serem investidos. Há também FIPs que se assemelham aos Fundos Imobiliários (FIIs), que são negociados em Bolsa (liquidez D+2) e possuem rendimentos isentos de Imposto de Renda.

Como a alta do dólar está relacionada às FIPs

A oscilação da moeda norte-americana afeta diversos setores da economia de formas distintas, afetando o  “Valuation” das empresas. O impacto da alta do dólar na economia brasileira é assunto recorrente com a cotação da moeda americana chegando a R$5,60 (na data da edição deste post) chegando próximo ao recorde. Essa questão cambial viabiliza a aquisição de empresas por parte das FIP’s.

A alta do dólar em relação à moeda brasileira pode afetar desde as coisas mais simples, como o preço nos supermercados até a cotação das empresas, que no mercado de avaliação é denominado “Valuation”.

A Global consultoria atua fortemente neste segmento fornecendo serviços de Valuation, ou seja, avaliação de empresas para a compra ou incorporação. Atende os requisitos do CPC-15 e demais orientações fiscais e legais do Brasil.

Qual é a orientação da ICVM 578 para Valuation?

Ao longo dos 10 capítulos e 44 páginas da ICVM 578, há diversas citações referentes a “avaliação” ou ao “Valuation” das empresas que são investidas pelo fundo (FIP).

São orientações de certa forma complexas que nós da Global Consultoria procurarmos simplificar, conforme abaixo:

1ª Orientação – Ao constituir o fundo FIP os investidores optarem por realizar a integralização de cotas através de ativos, os mesmos devem estar respaldados por avaliação (Laudo) elaborado por empresa independente (Global Consultoria, por exemplo);

2ª orientação – Art. 24. Compete privativamente à assembleia geral de cotistas deliberar sobre: I – as demonstrações contábeis do fundo apresentadas pelo administrador, acompanhadas do relatório dos auditores independentes, em até 180 (cento e oitenta) dias após o término do exercício social a que se referirem;

XIV – a aprovação do laudo de avaliação do valor justo de ativos utilizados na integralização de cotas do FIP de que trata o art. 20, § 7º.

3ª e principal orientação – XII – fornecer ao administrador todas as informações e documentos necessários para que este possa cumprir suas obrigações, incluindo, dentre outros:

O laudo de avaliação do valor justo das sociedades investidas, quando aplicável nos termos da regulamentação contábil específica, bem como todos os documentos necessários para que o administrador possa validá-lo e formar suas conclusões acerca das premissas utilizadas pelo gestor para o cálculo do valor justo.

 Valuation para as FIP’s

O Valuation consiste em valorar a empresa partir de sua possibilidade de geração de renda futura, na prática a analise considera o negócio segundo o valor acionário, patrimonial e o fluxo de caixa descontado.

Para realizar o Valuation, nós da Global Consultoria desenvolvemos um trabalho por meio da análise da capacidade de remuneração do negócio aos seus acionistas ao longo prazo, resultando no valor econômico da empresa.

O mercado de câmbio no Brasil, funciona sobre o regime de câmbio flutuante, isso significa que não há intervenção alguma nesse mercado. Esse regime faz com que a cotação do dólar varie livremente apenas sob a lei de oferta e demanda entre a moeda americana e a brasileira.

A importância de manter a avaliação da empresa atualizada

Vários fatores influenciam nas cotações das empresas brasileiras seja na Bolsa de Valores ou até mesmo as empresas de capital fechado (LTDA).

O primeiro fator é o enfraquecimento da economia brasileira, o que faz a moeda se valorizar e as empresas ficam mais acessíveis para os fundos FIP’s que investem com recursos captados no exterior.

Nesse sentido, as empresas investidas pelos fundos FIP’s estão sujeitas a esta variação (cambial) e de mercado, por isso a importância de manter a avaliação sempre atualizada.

E é aí que entra a importância do valuation.

Como a Global Consultoria realiza o Valuation

O Valuation realizado pela Global Consultoria, por exemplo,  reúne um conjunto informações envolvendo inclusive a análise dos bens tangíveis como os intangíveis, os quais são componentes da identificação do “valor econômico” da empresa.

A metodologia apresenta de forma clara e coesa as variáveis-chaves para formação do valor de avaliação, e simula diferentes cenários considerando as premissas macroeconômicas, estratégicas, operacionais e financeiras da empresa avaliada.

O serviço se aplica a diversos segmentos, tais como, FIP’s (Fundos de Investimentos e Participações) Indústrias, Serviços, ramos agrícola e empresas de alta tecnologia (startups) que possuem baixos investimentos em ativo fixo (maquinas, equipamentos, móveis e prédios) não representam o real potencial de gerar recursos e lucros.

Precisa de ajuda para realizar o valuation da sua empresa?

Acesse a página sobre AVALIAÇÃO DE EMPRESAS e saiba mais sobre esse serviço e como a Global Consultoria pode ajudar.

CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO para solicitar um reunião estratégica e uma proposta para o Valuation para a Global.

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO