INVENTÁRIO PATRIMONIAL

Serviço de inventário de bens patrimoniais identificados por etiquetas com código de barras ou RFID

Serviço de Inventário Patrimonial

A Global Consultoria executa o serviço de Inventário Patrimonial com plaquetas de código de barras ou com tecnologia RFID visando identificar os bens imobilizados, ajustes contábeis, saneamento de possíveis irregularidades e fornecer um cadastro com informações precisas, apontando os ativos fixos da empresa, onde estão localizados e o quanto valem.

O inventário patrimonial atende desde grandes empresas, que necessitam de informações precisas para suas tomadas de decisões e para o seu balanço contábil, até empresas de menor porte que desejam controlar com precisão o seu patrimônio, para provisionar reposições futuras. O Inventário patrimonial com tecnologia RFID visa facilitar os futuros reinventários, pois as plaquetas de RFID são coletadas de forma instanânea neste serviço. 

ENTRE EM CONTATO

Inventário de Ativos Imobilizados

O serviço de Inventário Patrimonial é uma importante etapa do controle patrimonial e atende integralmente o CPC-27. Resulta em uma base de dados do Ativo Imobilizado, correta e organizada, de forma a assegurar as decisões gerenciais com base em informações corretas e atualizadas.

 Leia +

Inventário de Insumos e Materiais

O serviço de inventário de insumos consiste em contar, conferir e ajustar contabilmente todos os materiais em estoque da sua empresa, tanto de consumo próprio quanto de matérias-primas, tais como, peças e embalagens, exceto mercadorias para revenda. Leia+

Serviços especializados em Inventário de Patrimônio

Consulte um de nossos gerentes de relacionamento e agende uma apresentação

Características do Inventário Patrimonial

Inventário Patrimonial reúne todo o patrimônio imobilizado de uma empresa, o que proporciona uma fácil, mas também completa, identificação dos bens imobilizados, assim como saneamento de irregularidades, caso haja, ajustes contábeis, e disponibiliza um cadastro com todas as informações necessárias sobre a empresa (o que tem, onde está, e qual o seu valor). Para além de permitir manter registros dos bens imobilizados da empresa, o inventário físico de bens patrimoniais atende às exigências fiscais e legais.  De fato, controlar os bens de qualquer empresa se mostra um desafio. Essa é uma tarefa que implica muito esforço por parte dos empresários, mas também paciência, comprometimento e dedicação.

Para conseguirmos elaborar um inventário patrimonial, precisamos parametrizar os registros da empresa, os quais envolvem áreas da empresa, funcionários responsáveis, e categorias dos bens, sendo que estes últimos devem estar alinhados com as contas contábeis.

Assim que esse trabalho esteja concluído, é necessário fazer o lançamento dos bens, preenchendo de forma detalhada alguns itens para depois fazer o acompanhamento do inventário de forma periódica.

O que se considera um Item patrimonial?

Um Item Patrimonial, ou Bem Patrimonial, é todo o patrimônio que pode ser convertido em dinheiro. Assim sendo, todas as propriedades e diretos que não tenham valor financeiro não são considerados como bens patrimoniais.

Cada item patrimonial, na elaboração do inventário, deve conter as seguintes informações:

  • Código (DNA)
  • Descrição detalhada
  • Categoria
  • Responsável
  • Área do responsável
  • Data da compra do bem
  • Vida útil
  • Taxa depreciativa
  • Valor de aquisição
  • Número de série (caso haja)
  • Descrição do local
  • Fotografias

Objetivos do inventário patrimonial

Os objetivos variam do tamanho da empresa. E