AVALIAÇÃO PATRIMONIAL

Serviço de Avaliação de Patrimônio

Serviço de Avaliação Patrimonial

A Global Consultoria executa o serviço de Avaliação Patrimonial completo de todos os bens imobilizados, para estabelecer o valor total e atualizado do patrimônio da organização, tanto de indústrias e, comércio,  quanto empresas de serviços dos mais diversos segmentos de mercado.

Com o serviço de Avaliação Patrimonial, sua empresa terá em mãos informações sobre a sua situação patrimonial precisa e saber o valor real de mercado dos seus bens patrimoniais, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões administrativas e estrategicas.

ENTRE EM CONTATO

Avaliação de Máquinas

O serviço é realizado por profissionais qualificados, com longa vivência na área de engenharia de avaliações. Utilizamos métodos consagrados de mercado com altos níveis de precisão. Leia+

Avaliação de Bens Móveis

O serviço visa determinar o valor dos bens imobilizados da empresa, tais como: mobiliário, equipamentos, utensílios, veículos, entre outros bens patrimoniais do ativo imobilizado.

Avaliação de Imóveis

Determinação do valor de mercado de imóveis executado e apresentado através da emissão de um Laudo de Avaliação de Imóveis, atendendo integralmente as nomas Brasileiras e os CPC’sLeia+

Avaliação Econômica

A avaliação econômica consiste em valorar a empresa partir de sua possibilidade de geração de renda futura, na prática a analise considera o negócio segundo o valor acionário, patrimonial e o fluxo de caixa descontado. Leia +

Avaliação de Marcas

Apuração do valor da Marca com base na prática de margens operacionais das empresas do setor, analisando o valor da empresa com e sem o atributo Marca a partir do comparativo da prática de preços. Leia+
N
Avaliação para efeito de seguros
N
Avaliação para efeito de garantias
N
Avaliação para valor de mercado
N
Avaliação para teste de impairment
N
Avaliação para informações gerenciais
N
Avaliação para fusão ou cisão de empresas

Serviços especializados em Avaliação de Bens Patrimoniais

Consulte um de nossos gerentes de relacionamento e agende uma apresentação

Avaliação Patrimonial Global Consultoria

A avaliação patrimonial Global Consultoria tem como primeiro objetivo o esclarecimento dos valores de reposição, depreciação e de mercado dos bens patrimoniais, os quais fazem parte do patrimônio da entidade, a fim de determinar o valor patrimonial. Esta avaliação é sempre apresentada por um laudo que atende às necessidades da empresa.

A avaliação patrimonial pode ser pedida para diversos fins, entre elas para efeito de seguro, venda, fusão, cisão, creditícia e gerencial. Estas são feitas para bens imóveis, móveis e intangíveis, assim como avaliações para uma adequação ao IFRS e Lei 11.638/07.

O serviço deve ser feito de forma pormenorizada e rigorosa de todos os ativos imobilizados pelos profissionais qualificados, usando métodos comprobatórios e níveis de precisão, depois de terem sido elaboradas pesquisas de mercado para a posterior emissão de laudos.

Estes podem ser usados para fusões, aquisições, seguros, financiamentos, lançamento de ações, entre outros fins.

 

Qual a finalidade e importância da Avaliação Patrimonial para as empresas

As empresas, por meio de uma avaliação patrimonial dos seus ativos, conseguem mensurar os valores de seus bens, por meio de metodologia de acordo com as normas técnicas da IBAPE, ABNT e INMETRO.

Este não é um trabalho simples, e por isso mesmo a avaliação dos bens patrimoniais de uma empresa é feita por empresas especializadas, como a Global Consultoria.

A Global Consultoria conta com uma equipe técnica multidisciplinar capaz de avaliar concretamente o valor atual de determinado bem. No final é elaborado um laudo de avaliação patrimonial o qual resulta do estudo técnico que sustenta as diversas finalidades.

De entre as finalidades para pedir uma avaliação por parte de uma empresa destacamos:

  • Comercial – A compra, venda ou locação é a finalidade mais comum, principalmente quando se trata de comprar ou vender imóveis (quer sejam edificações ou terrenos). Também é usual para a avaliação de equipamentos, embarcações, máquinas e aeronaves.
  • Cisões, Incorporações e Fusões – A avaliação do patrimônio da empresa é crucial para este tipo de ação, até porque o empresário precisa saber o valor real de seus ativos para fazer um bom negócio. Não podemos esquecer que não são raras as vezes em que o valor contábil de determinado bem no balanço patrimonial atualmente não reflete o valor real de mercado.
  • Financiamentos – Muitas vezes são usados bens da empresa como garantia para o financiamento. Neste caso, o laudo da avaliação patrimonial é o documento que dá suporte a toda a operação de financiamento. É esse laudo que comprova ao banco o valor dos bens que foram ofertados como garantia.
  • Seguros – A avaliação pode ser usada também como um suporte na contratação de seguros. O laudo evita que a empresa pague mais do que necessário pelo seguro por causa de uma contratação dos bens em um valor superestimado.
  • Econômica – Neste caso o nome dado é Valuation, ou avaliação econômica. Aqui, o objetivo passa por avaliar o valor do negócio, ou seja, o valor comercial da empresa. Nesse caso é usada uma metodologia de fluxo de caixa descontado, e através dela é possível mensurar os bens intangíveis, mas também os tangíveis.
  • Contábil – O objetivo, dessa forma, é o de fornecer um laudo que suporte a Lei 11.638/07, assim como pronunciamentos técnicos CPC01 ou CPC27. É de extrema importância que as empresas estejam adequadas às normas contábeis internacionais, não só pelo benefício gerencial, mas pela tendência crescente de exigência dos documentos nesses formatos.

A avaliação patrimonial tem também outras finalidades para a empresa, tal como a avaliação dos ativos biológicos (para as empresas do agronegócio e contratos de concessão). Independentemente da finalidade com que se requer um laudo de avaliação do patrimônio da empresa, pela sua complexidade, este deve ser feito por uma equipe de profissionais qualificados, com conhecimentos específicos das metodologias para a avaliação dos bens da empresa, independentemente da natureza dos bens.

 

Objetivos contábeis da Avaliação Patrimonial

O principal objetivo da avaliação do patrimônio da empresa é conhecer a verdadeira situação patrimonial da empresa no Balanço Patrimonial. Tendo em conta que os ativos imobilizados se encontram em constante mudança (valorização e desvalorização), só uma avaliação patrimonial poderá determinar e mensurar o real valor do patrimônio empresarial.

A avaliação do patrimônio permite um ajuste criterioso da depreciação dos ativos fixos, tendo em conta as normas contábeis do IFRS e Lei 11.638/07. O laudo da avaliação é o documento que atesta o valor do patrimônio onde se discrimina a vida útil dos bens, assim como a taxa de depreciação real.

É também importante para a materialização de ativos ocultos, ou que não foram contabilizados. Muitas vezes as empresas têm equipamentos e máquinas para uso interno exclusivamente, mas que não são contabilizados como insumos.

No entanto, a verdade é que esses bens trouxeram valor agregado pela mão de obra e pela reutilização de peças. Os laudos incluem esses ativos, precificados, e assim refletem a situação patrimonial de forma correta e verdadeira, quer no ponto de vista financeiro, quer no ponto de vista contábil e gerencial.

Incluímos também nos objetivos contábeis a avaliação de imóveis alugados para fins de atendimento do IFRS e IAS17. Pode também ser usada para a avaliação da redução ao Valor Recuperável de Ativos, ou para o Teste de Impairment de Ativos de Longa duração (Lei 11.638/07 e CPC01).

 

Objetivos financeiros da Avaliação Patrimonial

A avaliação patrimonial pode ser pedida pelas empresas com determinados objetivos financeiros.

O ajuste do patrimônio líquido é o mais comum. Muitas vezes as empresas veem seu patrimônio líquido ficar desfasado quanto relacionado a compromissos financeiros.

Sempre que o Patrimônio Líquido é atualizado, melhora a relação Patrimônio Líquido/Dívida. Isso porque o laudo da avaliação mostra à entidade financeira uma situação compatível, com melhores garantias para honrar empréstimos de curto e longo prazo.

A avaliação pode ser usada também como garantia para financiamentos e bancos, pois os ativos fixos específicos, tanto imóveis como máquinas, podem ser dados em prioridade.

Muitas empresas requerem também um laudo de Avaliação Patrimonial para a venda de equipamentos. Tendo em conta que, pela contabilidade, os bens já foram depreciados, é necessária uma avaliação para determinar o real valor para a sua comercialização, dando o valor de mercado transacionado.

A avaliação do patrimônio pode também ser exigida para a justificação e auxílio da venda de cotas por acionistas, ou para a reestruturação do negócio, com fusões, royalties, incorporações, aquisições, e demais reestruturações.

 

Objetivos gerenciais da Avaliação Patrimonial

A Avaliação Patrimonial permite que as empresas tenham real conhecimento da sua situação patrimonial por departamento, ou centro de custo.

As empresas usam o centro de custo para criar incentivos para as pessoas usarem os recursos de forma eficiente, e que sejam alocados de forma correta na empresa.

O que acontece é que quando se movimentam os ativos entre os vários centros de custo e departamentos, além do descontrole na localização do patrimônio, existe também um descontrole no cálculo da utilização desses recursos.

Para que esse cálculo seja feito é preciso trabalhar com valores monetários, e por isso se mostra de suma importância uma avaliação patrimonial.

 

Benefícios da avaliação patrimonial

A avaliação patrimonial traz vários benefícios para as empresas. Um dos grandes benefícios é que a empresa fica com conhecimento do real valor atual do seu patrimônio.

Além disso, melhora o balanço patrimonial com um aumento do patrimônio líquido, o que é muito útil para se mostrar em uma posição saudável perante as instituições financeiras, governamentais e internacionais.

O Laudo de Avaliação Patrimonial atende também à consolidação contábil, além de fornecer dados importantes para transações comerciais de fusão, cisão, compra e venda, reavaliações dos bens, garantias para instituições financeiras, entre outros.

Ela também possibilita que uma empresa use o seu patrimônio como garantia para parcelamento de dívidas e empréstimos.

A contratação de seguros também sai muito mais barata, pois passa a ter como base os valores reais dos bens da empresa, e não os valores da contabilidade, que seguem as normas da desvalorização.

A Avaliação patrimonial permite também um ganho fiscal pelo aumento ou redução das despesas de depreciação.

Outro dos benefícios é que no final da avaliação é fornecido um laudo oficial, o qual vai de encontro às normas e diretrizes da ABNT, IRB, IBAPE, FINAME, CREA e FINEP.

A Avaliação patrimonial é também uma boa fonte de informações para objetivos estratégicos e gerenciais.

 

A importância de contratar a Global Consultoria para fazer uma avaliação patrimonial

O laudo de uma avaliação patrimonial tem de buscar o valor real de um determinado bem, e por isso deve ser tratado de forma objetiva e clara, de forma a que a própria empresa também saiba quais os próximos passos a dar.

Por ser de suma importância, esta avaliação deve ser feita por uma empresa de consultoria que garanta as demonstrações contábeis, assim como a contabilidade, de forma a poder fazer a conciliação contábil e física de todo o patrimônio da empresa.

Este trabalho tem de ter como base as novas regras internacionais de contabilidade, as quais estão sendo adotadas no país. Assim, profissionais de qualidade fazem a diferença na hora de fazer os devidos ajustes na avaliação patrimonial.

Tendo em conta que o futuro da sua empresa, assim como o seu desenvolvimento, depende do conhecimento do real valor patrimonial da sua empresa, é imprescindível a contratação de uma empresa que garanta que todos os requisitos são cumpridos, entregando um laudo de avaliação patrimonial de acordo com as exigências.

Serviços especializados em Gestão de Patrimônio

Consulte um de nossos gerentes de relacionamento e agende uma apresentação

BLOG

Acompanhe os últimos posts sobre avaliação patrimonial, inventário de patrimônio e outros temas relacionados.