Tipos de Etiquetas de Patrimônio – Utilização – Vantagens e indicação de uso de cada modelo
No post de hoje vamos detalhar os modelos de plaquetas de patrimônio, qual sua melhor utilização/indicação, vantagens e desvantagens de cada modelo e a relação custo benefício.
Dúvidas sobre a diferenciação entre os diversos tipo de etiquetas patrimoniais é um tema bastante recorrente em algumas empresas, principalmente sobre algumas questões como:
Qual chapa de patrimônio utilizar em meus ativos?
Preciso utilizar identificação através de plaquetas?
Qual a vantagem de cada uma delas?
Qual o melhor tipo para meus equipamentos?
Vale a pena investir em um sistema de identificação com RFID?
O custo deste tipo de chapa e antenas?
Nós da Global Consult entedemos e vamos esclarecer todos esses pontos, podendo contribuir nesta tomada de decisão com base em nossa experiência de quase três décadas de atuação.
Muitos clientes da Global Consult nos questionam sobre este tema, mas antes de detalhar cada um dos tipos de plaquetas de identificação, vamos lista-los abaixo:
- Chapas puncionadas
- Identificação através de pintura
- Chapas de Patrimônio metalizadas
- Plaqueta de alumínio
- Plaqueta de identificação feita em poliéster
- Placas de policarbonado
- Etiqueta patrimonial destrutível
- Etiquetas de R.F.I.D
Lembramos que a opção pela TAG ideal, ou seja, confecção com o material correto para cada ambiente resultará em maior durabilidade e confiabilidade no controle do Imobilizado.
Chapas puncionadas
São raras hoje em dia, mas já foram muito utilizadas há algumas décadas atrás. (gravadas em relevo) através de processo similar ao processo gráfico de impressão de jornais, modelo de gráfica antiga, onde eram utilizados “tipos de aço” com letras e números gravados por punção na plaqueta. Este modelo não é mais utilizado hoje em dia.
Identificação através de pintura
São similar aos TAG’s das máquinas e utilizadas em alguns bens, normalmente equipamentos de grande porte, por exemplo: Bens da área portuária, aeroportos, maquinas e tratores de campo, identificação de veículos de frotas, entre outros.
A vantagem deste método utilizado em equipamentos grandes é que eles podem ser identificados mesmo a distância.
Chapas de Patrimônio metalizadas
Aqui entram alumínio, aço e outros materiais similares. Vamos detalhar no próximo tópico as vantagens e indicações de cada uma delas
Plaqueta de alumínio
Atualmente é uma das mais comuns, pois atende diversos segmentos e tipo de equipamentos diferentes. É feita de alumínio, material de baixa custo e apresenta boa relação custo-benefício. Simples aplicação e uso, além de bastante resistente, inclusive a produtos de limpeza. Outra vantagem é que podem ser fixadas através do sistema “auto adesivo” ou através de cola 3M para junta de motores á diesel. Destaque negativo é que não são indicadas para superfícies curvas.
Plaqueta de identificação feita em poliéster
As Tag’s de identificação de imobilizado neste material são as de menor preço/custo no mercado, isso é uma vantagem, mas não tem a mesma resistência da chapa de alumínio. Vantagem é que são bastante flexíveis e possuem boa durabilidade dependendo do ambiente em que estão em uso. Podem ser auto adesivas ou não. Aceita bem as cores dos logos dos clientes com impressão de boa qualidade e durabilidade nas cores.
Placas de policarbonado
As placas patrimoniais de policarbonato são ideais para empresas que busca excelente relação custo x benefício. Flexíveis, estas etiquetas para patrimônio são adaptáveis a superfícies variadas, sejam elas planas ou curvas.
Destaque: As etiquetas para controle de imobilizado de policarbonato tem a grande vantagem de suportar temperaturas variadas, inclusive as muito altas. São ideais para serem aplicadas em produtos eletrônicos, como maquinários, computadores, impressoras, entre outros.
Etiqueta patrimonial destrutível
Uma opção interessante, mas utilizada em apenas um segmento de mercado: O de locação de bens e/ou em comodato, pois são seguras para os itens de uma empresa porque são etiquetas destrutíveis. Construídas a base de vinil destrutível, essas etiquetas para patrimônio se despedaçam quando são violadas, impedindo a remoção completa ou realocação das peças. As etiquetas destrutíveis são muito indicadas para eletrônicos, computadores, celulares, instrumentos e maquinários, principalmente em caso de locação desses bens.
Etiquetas de R.F.I.D
A identificação por meio de chapas de R.F.I.D., por serem mais complexas e terem um nível de detalhamento e tecnologia específicos, requer uma atenção especial. Por esse motivo, vamos abordar as etiquetas de identificação por sistema RFID no próximo nosso post . Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro.
Além dos tipos que citamos, vale lembrar sobre a identificação através de dois (ou mais) tipo de placas, dependendo do ambiente/local de utilização
Por Equipe Global Consult
- Descomplicando a conciliação de bens inventariadosEntenda os níveis de conciliação de itens inventariados versus base contábil e saneamento. Hoje vamos abordar os critérios de conciliação utilizados pela Global Consult, quais os níveis de cotejamento em escala de prioridade, reforçando os critérios, e a importância de segui-los rigorosamente, Aboraremos também o saneamento das sobras como etapa… Leia mais: Descomplicando a conciliação de bens inventariados
- Etiquetas de Patrimônio R.F.I.D. – RecomendaçõesRecomendações da Global Consult para Implantação e Utilização de etiquetas de Patrimônio R.F.I.D Apresentamos neste post o passo a passo para utilização do sistema de R.F.I.D. Trazemos recomendações importantes de acordo com a expertise da equipe da Global Consult trazendo os diferenciais para o inventário com a substituição das etiquetas… Leia mais: Etiquetas de Patrimônio R.F.I.D. – Recomendações
- Tudo sobre tipos de Etiquetas de PatrimônioTipos de Etiquetas de Patrimônio – Utilização – Vantagens e indicação de uso de cada modelo No post de hoje vamos detalhar os modelos de plaquetas de patrimônio, qual sua melhor utilização/indicação, vantagens e desvantagens de cada modelo e a relação custo benefício. Dúvidas sobre a diferenciação entre os diversos… Leia mais: Tudo sobre tipos de Etiquetas de Patrimônio
- Inventário em Escolas : Como realizarComo realizar Inventário em Escolas – Itens individuais ou em conjunto? Neste post vamos abordar o serviço de inventário de bens móveis Imobilizados oferecido pela Global Consult que contribuem para o efetivo controle físico dos bens do Imobilizado de Escolas, Universidades e outras entidades que possuem muitos itens da mesma… Leia mais: Inventário em Escolas : Como realizar
- Inventário Físico : Como controlar bens em comodatoNeste primeiro post sobre como registrar corretamente bens que estão em comodato, abordaremos o tratamento contábil para Ativos Imobilizados que estejam operando em empresas controladas e/ou coligadas ou que estejam em regime de “comodato”. Ressaltaremos a visão do Regulamento do Importo de Renda sobre o tema e também a forma… Leia mais: Inventário Físico : Como controlar bens em comodato
DEIXE O SEU COMENTÁRIO