O inventário patrimonial tem o intuito de relacionar e identificar todos os bens de uma empresa, fazendo uma minuciosa classificação por local, centro de custos e quantidade, estado de conservação dos bens, modelo de fabricação e determinação de onde se encontram.

Portanto, sua principal finalidade é fazer um levantamento da existência física desses bens e identificá-los. Além disso, é perfeito para que se revise todo o patrimônio imobilizado da indústria.

Mas, e como ocorre esse procedimento?

Num primeiro momento é realizado um inventário de todo o imobilizado ativo da indústria. Esse inventário mapeia todos os bens atestando a sua existência física e identificando-os através de etiquetação.

Realizado o inventário físico dos bens da empresa, é elaborado um relatório com um levantamento contábil baseado em todo o ativo imobilizado já identificado, que facilitará a identificação na contabilidade.

Em seguida, é realizada uma conciliação de todo esse patrimônio, tanto o físico quanto o contábil, com o objetivo único de verificar se todos os bens levantados se encontram corretamente registrados, contabilizados e se estão ativos.

Por fim, faz-se um saneamento buscando eliminar todas as sobras contábeis e físicas decorridas de erros em procedimentos internos, tais como bens erroneamente contabilizados ou que não foram baixados nos registros contábeis da empresa.

Além disso, durante o processo pode ser também realizado, opcionalmente, um teste de Impairment, que tem como objetivo realizar uma avaliação dos ativos quanto às depreciações que estes venham a sofrer, bem como verificar se estes ativos conseguem ser recuperados de acordo com a sua capacidade de gerar receita. 

Benefícios do inventário patrimonial para indústrias

O processo de inventário patrimonial tem como missão revisar todo o patrimônio imobilizado de uma empresa e com isso realizar todos os ajustes contábeis.

Por ser um processo bastante trabalhoso e minucioso, tem se tornado muito comum entre grande parte das empresas, a terceirização do inventário patrimonial.

A terceirização do inventário patrimonial é mais viável não só por questões relacionadas ao tempo de execução, mas também por ser financeiramente mais vantajosa.

O inventário patrimonial, ou também denominado inventário de ativo imobilizado, de uma indústria deve ser feito por empresas que possuam profissionais qualificados, como no caso da Global Consultoria, que além de equipe própria e especializada, possui metodologia própria comprovada para a realização desse procedimento, assegurando precisão e agilidade em cada etapa da atividade.

Dentre os benefícios que o inventário patrimonial pode trazer para a sua empresa, destacamos:

  • Reestruturação dos controles contábeis.
  • Segurança patrimonial com diminuição de furto e extravio de bens.
  • Certificação de qualidade.
  • Organização nos cadastros.
  • Redução de custos com novos inventários.
  • Processos de compra totalmente otimizados.
  • Maior vida útil de todos os bens.

O inventário patrimonial permite a criação de um manual que poderá conter todas as normas, além da estrutura e o procedimento para a realização de futuros levantamentos patrimoniais.

Quando o serviço é terceirizado, a empresa que realiza o serviço deve fornecer um laudo técnico que ateste a acuracidade das informações apuradas.

Durante o processo também ocorrerá uma padronização de identificação dos ativos imobilizados, podendo ser feitas etiquetas contendo códigos de barras com a capacidade de individualizar e proporcionar uma fácil localização de cada item.

Haverá uma atualização de todas as informações referentes ao patrimônio que a empresa possua, a fim de se realizar um controle patrimonial, facilitando assim a manutenção de controles internos e a conciliação desses bens.

Importante frisar, ainda, que uma boa gestão patrimonial auxilia na tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Gostou do post?  Deixe o seu comentário!

Se tiver alguma dúvida ou desejar saber mais sobre o serviço de Inventário Patrimonial e a Metodologia de Trabalho exclusiva da Global Consultoria, entre em contato com a nossa equipe. Clique aqui

 

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO