No post de hoje vamos falar sobre o conceito do ativo imobilizado e a importância e benefícios do seu controle nas empresas.

Em tempos de crise financeira e instabilidade econômica no país, é importante resguardar o patrimônio do seu empreendimento a fim de obter controle sobre tudo que lhe acontece.

Além disso, muitas vezes, diante de épocas social e economicamente frágeis, muitos empreendedores têm dificuldade de enxergar realisticamente o quão valiosas suas empresas realmente são.

Uma vez que isso é extremamente necessário, muitas consultorias de contabilidade especializadas no assunto oferecem seus serviços a empresas que precisam de uma análise completa de seus bens tangíveis (edifícios utilizados, máquinas etc.), a fim de compreender os valores e custos contábeis de tudo no mercado.

Por isso, elaboramos um guia informativo útil e acessível para que você possa compreender a importância do ativo imobilizado. Assim como, porque todas as empresas deveriam manter total controle sobre ele, sejam eles iniciantes ou veteranos no mercado.

O que é ativo imobilizado

Conheça os benefícios do controle do ativo imobilizado da sua empresa

O ativo imobilizado pode ser compreendido como o conjunto de bens utilizados para a manutenção das atividades de uma empresa, encontrados em forma tangível.

Além disso, ele também pode abranger os custos de benfeitorias em bens locados e aquisição de bens ainda em operação, como construções inacabadas, adiantamentos etc.

Abaixo, separamos os benefícios mais relevantes para conhecer e controlar o ativo imobilizado de seu negócio:

1 – Evita prejuízos

Ao contratar uma equipe de confiança para fazer a análise dos ativos imobilizados, você evitará perdas e desvios de bens imobilizados da sua empresa por meio de revisões periódicas da situação financeira do seu empreendimento.

2 – Controle de pagamentos

Ao realizar pagamentos de impostos e taxas, a fiscalização do ativo imobilizado evita que sua empresa pague mais do que deveria legalmente, fornecendo as informações necessárias para o cumprimento das leis e suas fiscalizações.

3 – Atraindo investimentos

Quanto mais transparente for a situação financeira e os balanços apresentados pela sua empresa, maiores serão as ofertas de investimento e aprovação de crédito de instituições públicas e/ou privadas.

4 – Ciclo de vida útil de ativos

Com o controle do ativo imobilizado, será mais fácil otimizar gastos com investimentos novos, podendo gerar receitas com ativos obsoletos para diversas operações.

5 – Benefícios fiscais

Existem diversos benefícios na aquisição de bens de ativo imobilizado, como suspensão de lançamento de imposto incidente na importação de bens, crédito integral do ICMS incidente em casos de aquisição interna de bens, etc.

inventario-patrimonial

Controlar ativos imobilizados – A importância da contratação de uma consultoria especializada para manter o controle patrimonial da sua empresa.

Mesmo sabendo de todos os benefícios dos quais as empresas podem tirar proveito, uma vez que, estabeleçam e controlem seus ativos imobilizados, é de extrema necessidade ter em mente que para fazê-lo, é preciso contratar um serviço especializado e profissional. Dessa forma, a empresa contratada poderá entender as necessidades do seu empreendimento e poderá fazer uma análise profunda e completa.

Por que contratar uma consultoria especializada

Uma vez que existe uma probabilidade alta de economia e lucro com os ativos imobilizados, a equipe profissional precisa ser competente, pois existem diversas etapas no processo que demandam atenção e qualquer erro pode trazer prejuízos na hora de preparar o inventário físico.

Gostou deste post ou tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

E se precisa de mais informações sobre como controlar efetivamente os ativos imobilizados da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe e agende uma reunião estratégica com um de nossos especialistas.

Por Equipe Global Consultoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO