Para que serve o inventário de bens móveis?
O Inventário dos ativos imobilizados de uma empresa é o primeiro passo prático para o devido controle patrimonial dos bens móveis da entidade.
Inventário de bens móveis na Prática
Na prática é a identificação detalhada de cada bem do ativo imobilizado da empresa. Mas essa identificação detalhada deve observar alguns critérios, veja abaixo:
Para o registro correto e a devida identificação dos bens durante o inventário da empresa, os seguintes campos devem ser observados e anotados no levantamento do imobilizado:
Descrição completa da “espécie” do bem, atenção pois não pode constar (por exemplo) simplesmente a “espécie” do bem, veja a diferença:
- Descrição do bem (incompleta) no inventário: Mesa de Reuniões.
- Descrição do bem (completa) no inventário: Mesa de Reuniões em madeira, formato retangular, para 8 pessoas, revestimento formica.
Outro exemplo:
- Descrição do bem (incompleta) no inventário: Monitor de Vídeo.
- Descrição do bem (completa) no inventário: Monitor de vídeo, marca Dell, Modelo Dell XYX, tela de 21 polegadas, número de série 123456.
Além da descrição completa com espécie + Marca + modelo + capacidade + número de série é fundamental constar informações sobre a localização exata do bem com Local, Planta, Unidade, Filial, centro de custos, entre outras informações adicionais, como o TAG, Fabricante, etc.
Finalidade do Inventário de bens móveis no controle dos bens patrimoniais
Na área contábil da empresa, que é a responsável pelo controle dos bens patrimoniais, de que forma o inventário contribui para o controle dos bens do ativo imobilizado?
O Inventário Patrimonial é de grande importância para uma empresa, por vários motivos, entre os principais podemos citar:
Inventário patrimonial possibilita o controle dos ativos, logo tem reflexos Financeiros na entidade
Como o nome diz “Patrimônio”, a palavra nos remete a valores, recursos, ativos e para simplificar também pode ser entendido como “dinheiro”.
Inventário patrimonial reflete a Política de Administração na prática
O Controle do Patrimônio demonstra a seriedade com os recursos da empresa. Internamente passa imagem para os colaboradores que os bens patrimoniais são importantes recursos e devem ser utilizados com zelo e precisam ser bem controlados.
O Controle de Patrimônio do ponto de vista externo da empresa reflete a seriedade da administração da entidade com o Ativo Imobilizado, passa a imagem de empresa bem administrada e com atenção aos recursos do ativo imobilizado.
Somente com o Inventário patrimonial há um efetivo Controle de bens do imobilizado para o caso de Seguro
Esta é uma informação de controle patrimonial fundamental, pois no caso da ocorrência de algum sinistro a empresa precisa comprovar quais eram os bens que foram sinistrados no referido local, ou no prédio o da linha de produção. Nestes casos a importância do controle patrimonial fica mais evidente.
Se a empresa possui o Controle do Ativo Imobilizado atualizado a geração de arquivos que comprovam a existência de um Ativo Imobilizado no local sinistrado fica mais evidente e fundamentada.
Para a correta Publicação de Balanço o Inventário patrimonial é fundamental
O Contador da empresa é o responsável pelo pelas informações que publica no Balanço Patrimonial, e o Ativo Imobilizado é uma conta/classe de ativo de grande valor para a maioria das empresas. O controle Patrimonial possibilita a correta informação no Balanço da entidade, no que se refere ao VOC (Valor Original de Aquisição), Depreciação Acumulada, Taxa de depreciação e/ou Vidas úteis dos bens patrimoniais e, principalmente, para elaboração das Notas Explicativas, cujo conteúdo é produto de um efetivo controle patrimonial da empresa.
Para atendimento as exigências Auditoria o Inventário patrimonial resultará em efetivo controle
O Controle Patrimonial é fundamental para atender as exigências das Auditorias. Os auditores externos efetuam testes no imobilizado da empresa auditada, se identificarem a falta de controle dos bens patrimoniais essa situação é apontada nos relatórios de auditoria e podem acarretar até em um ponto de “ressalva” no balanço. Esta situação pode ser evitada se a empresa possui um bom controle patrimonial e os bens do Ativo Imobilizado estão controlados e registrados corretamente, certamente a Auditoria não encontrará nenhum problemas e não haverá apontamentos no Balanço.
Conclusão sobre a importância do Inventário patrimonial
O inventário Patrimonial é o primeiro passo para o efetivo controle dos bens do imobilizado de empresa e dará suporte à todas as exigências que recaem sobre o Imobilizado. Sejam exigências de caráter Financeiro, Política de Administração, Controle para Seguros, Publicação de Balanço e atendimento a Auditoria. São exigências importantes que comprovam que é muito importante para a empresa o Inventário patrimonial.
Por Equipe Global Consult
Gostou do post? Deixe o seu comentário. E se você deseja informações sobre como terceirizar o serviço de inventário de bens móveis na sua empresa FALE CONOSCO e agende uma reunião com nossos gerentes de negócios.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO