Avaliação de Marca com a Metodologia Global Consult : Indepentende do resultado da sua empresa

Hoje vamos abordar a metodologia de Avaliação da Marca praticada pela Global que valora este importante ativo intangível (MARCA) independente do resultado da empresa.

A Global Consult alerta para esta importante questão: Muitas empresas apresentam resultado contábil em seus balanços de “prejuízo”, mas isso não significa que a Marca não tenha valor.

O critério que adotamos atende integralmente aos preceitos Legais e valora/avalia a MARCA DA EMPRESA, independentemente deste resultado negativo.

Existem diferentes metodologias que são propostas por consultorias especializadas em avaliação de Marcas. Dentre os diversos modelos e metodologias de avaliação de Marcas, alguns possuem enfoque qualitativo, visando a avaliar a força da Marca e seus principais direcionadores de valor; outros possuem um enfoque quantitativo, visando a calcular o valor monetário da Marca. Este é o critério adoptado pela Global Consultoria.

Metodologia de Avaliação de Marca

Nosso foco é o aspecto econômico e financeiro para atribuir o valor á Marca da sua empresa.

Fornecemos uma análise de mercado e o posicionamento da Marca da empresa, fundamentando-os através de dados, pesquisas e entrevistas em um Laudo compreensível para terceiros, de acordo com as melhores práticas e em conformação com as normas utilizadas por instituições financeiras e organismos governamentais.

Partimos da premissa que uma Marca forte e reconhecida no mercado propicia o fechamento de um volume maior de contratos, maiores vendas, maior reconhecimento pr parte dos consumidores e intermediários (Maior faturamento) em relação às empresas que não detêm o mesmo reconhecimento de Marca.

Sendo assim, para o cálculo do valor da Marca é aplicado um percentual sobre a Receita Líquida de Vendas (ou outro indicador mais indicado) e não sobre o Resultado ou do Lucro contábil da empresa, pois existem marcas fortes conhecidas mundialmente, cujo resultado do exercício é prejuízo e independente deste fato, a Marca tem valor e agrega valor á empresa, não obstante o resultado contábil de prejuízo, vide os exemplos abaixo:

Fonte: https://cotidianum.com.br/as-empresas-gigantes-que-nao-dao-lucro.html

De acordo com o site Poder 360 a Globo Comunicação registrou receita líquida de R$ 14,4 bilhões em 2021. O valor chegou a níveis anteriores à pandemia. No 4º trimestre, o saldo foi de R$ 4,2 bilhões –batendo recorde trimestral dos últimos 6 anos. Leia a íntegra (72 KB).

Já a A companhia aérea Gol, segundo a CNN, divulgou nesta quinta-feira (28) prejuízo líquido de R$ 2,85 bilhões no segundo trimestre, contra lucro de R$ 658 milhões no mesmo período do ano anterior. A receita operacional líquida saltou 215,3%, para R$ 3,24 bilhões, superando expectativa do mercado de R$ 3,11 bilhões, segundo analistas consultados pela Refinitiv.

Conforme citamos na introdução deste post, partimos da premissa que uma Marca forte e reconhecida no mercado propicia o fechamento de um volume maior de contratos (Maior faturamento) em relação às empresas que não detêm o mesmo reconhecimento de Marca.

Da mesma forma o ativo intangível “MARCA” é um valor importante nos Balanços das empresas e agrega valor, gera novas vendas, possibilita novos contratos e gera maior faturamento, independente se o resultado contábil for de prejuízo.

O serviço de Avaliação da Marca compreende a apresentação de um Laudo de avaliação de atribuição de valor para a Marca. O laudo possui um conjunto de informações processadas na forma de textos, planilhas, gráficos e apresentações em mídia. Estes componentes são parte integrante do laudo a ser entregue, e necessários à fundamentação técnica do valor final.

A equipe da Global Consult está a disposição para maiores detalhamentos . Deixe seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe.

Por Equipe Global Consult

DEIXE O SEU COMENTÁRIO