A importância do inventário patrimonial nas redes de supermercados

Para a maioria das Redes de Supermercados, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos gestores é manter com absoluta precisão o controle dos seus processos internos, principalmente em relação à área contábil e do Imobilizado.

Em muitos casos, uma grande dificuldade está em criar processos para manter os registros contábeis de seus bens patrimoniais devidamente organizados e livres de erros.

Embora se perca em meio a outras prioridades no dia a dia das equipes contábeis, o controle dos bens patrimoniais é um assunto muito importante, uma vez que as discrepâncias entre a localização física dos seus ativos e seus respectivos registros contábeis, podem prejudicar a visão exata do patrimônio que o supermercado realmente possui.

Informações incorretas podem prejudicar o balanço

E as informações incorretas podem prejudicar o balanço, interferir nas suas projeções de investimentos e de depreciação. Além de impactar na precisão do planejamento financeiro.

Por exemplo, imagine que na sua rede de supermercados tenha um ativo fixo que por falha/danificação precise de uma reposição imediata, mas que por falta de acompanhamento essa compra não estava prevista no seu planejamento. Isso pode gerar um investimento não previsto e prejudicar o seu fluxo de caixa.

Por conta disso, entre outros fatores, a reorganização dos bens patrimoniais é algo que deve estar no “radar” dos gestores, que devem se preocupar em realizar um inventário físico completo dos seus bens imobilizados periodicamente.

Inventário indo além das exigências das auditorias

Grande parte das Redes de Supermercados que realizam o inventário patrimonial, o fazem por exigências das auditorias. No entanto, o inventário de bens patrimoniais vai muito além de um mero laudo para fins de balanço ou atendimento à legislação.

Os bens imobilizados são o patrimônio da empresa e devem ser preservados, organizados e devidamente controlados, por isso, o inventário físico dos ativos não deve ser encarado como um custo ou uma atividade obrigatória.

Pelo contrário, deve entrar na rotina anual das empresas como um ponto importante para ajudar a empresa a manter a sua saúde financeira. E ter tanta prioridade quanto o DRE ou o demonstrativo de Fluxo de caixa.

O inventário patrimonial para o supermercado não é uma atividade fácil de ser realizada. Trata-se de uma atividade complexa e que demanda tempo, planejamento e equipes especializadas para o sucesso no resultado. Dessa forma, é recomendável contratar empresas especialistas para sua realização.

Como ter um laudo técnico preciso

A terceirização do inventário libera a sua equipe para cuidar do seu negócio e garante um laudo técnico preciso.

A Global Consultoria é uma empresa especialista na realização do inventário físico de todo o ativo imobilizado e conta com software próprio, equipe altamente capacitada e processos que garante um resultado preciso para a sua empresa.

Com metodologia própria a Global realiza o inventário em Redes de Supermercados seguindo algumas etapas:

Características do projeto de inventário em redes de supermercados

  • Planejamento do projeto e detalhamento de cada etapa de trabalho;
  • Vistoria Prévia de campo e realização do “projeto piloto” com a escolha de uma loja que servirá de modelo para as descrições e critérios para serem replicados as demais lojas da rede;
  • Elaboração do Cronograma detalhada e com acompanhamento diário da evolução do projeto;
  • Execução do inventário físico com detalhamento e identificação individual de cada item do Imobilizado;
  • Revisão de qualidade e auditoria dos locais inventariados, realizada pelos gestores da Global e com o acompanhamento do cliente.
  • Finalização do projeto com a entrega dos arquivos, Laudos e relatórios de itens inventariados, conciliados e sobras para cada uma das lojas da rede que foram inventariadas e um consolidado.

Resultado esperado

O resultado é uma relação de todos os bens existentes nas lojas, devidamente identificados, com toda a descrição padronizada, com os respectivos locais e centro de custos atualizados pelo inventário imobilizado.

Agora que você já sabe a história e a importância do inventário patrimonial para a sua empresa e como realiza-lo de forma fácil e segura, está na hora de começar! Entre em contato com nossa equipe comercial através do fone 0800.0095555 ou acesse o FORMULÁRIO de contato e peça uma visita de nossos consultores.

Por Gilberto Oliveira – Diretor Comercial da Global Consult

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This