Alerta sobre o risco em Valuation efetuados para as FIP’s

O objetivo deste post é abordar o tema Valuation para as FIP’s e as soluções que a Global já pratica no mercado para realizá-lo, considerando o grande volume de investimentos que estas FIP’s estão realizando no Brasil e a perspectiva de aumento desde capital para investir em empresas.

Também o intuito é alertar você quanto ao risco que temos identificado em Valuation efetuados para as FIP’s.

O que é FIP?

Antes de abordar o risco e recomendar o procedimento correto, precisamos é definir o que é uma FIP:

Segundo o site do BTG Pactual  FIP é um Fundo de Investimento e Participações, também conhecido como Private Equitiy. 

Existem diversos tipos de FIP’s:

  • FIP – Empresas Emergentes
  • FIP – Capital Semente
  • FIP – Infraestrutura (FIP-IE)
  • FIP – Multiestratégia.

Cada um deles possuem diferentes regras de composição e negociação.

Existem Fundos de Investimento em Participações que possuem a estrutura semelhante a um Fundo de Investimento tradicional, que contam com uma gestão que seleciona os ativos a serem investidos.

Há também FIPs que se assemelham aos Fundos Imobiliários (FIIs), que são negociados em Bolsa (liquidez D+2) e possuem rendimentos isentos de Imposto de Renda.

A oscilação da moeda norte-americana afeta diversos setores da economia de formas distintas, mas de forma geram, afeta o “Valuation” das empresas.

O impacto da alta do dólar na economia brasileira é assunto recorrente com a cotação da moeda americana oscilando entre R$5,60 e R$5,35 (na semana da edição deste post).

Essa questão cambial viabiliza a aquisição de empresas por parte das FIP’s e é neste quesito que a Global Consultoria pode contribuir, com o Valuation destas empresas.

A alta do dólar em relação à moeda brasileira pode afetar desde as coisas mais simples, como o preço nos supermercados até a cotação das empresas, que no mercado de avaliação é denominado “Valuation”.

A Global consultoria atua fortemente neste segmento fornecendo serviços de Valuation, ou seja, avaliação de empresas para a compra ou incorporação. Atende os requisitos do CPC-15 e demais orientações fiscais e legais do Brasil.

Riscos para Valuation de FIP’s

Ao analisarmos o Valuation que ocorrem em algumas empresas que não possuem a devida expertise no assunto, identificamos um equívoco grave na avaliação das empresas que serão adquiridas ou incorporadas pelo Fundo (FIP), distorcendo significativamente o valor da companhia ou do negócio, e, por consequência a fatia de participação do Fundo.

O equívoco ocorre ao se calcular o VLP (Valor Presente Líquido) da empresa avaliada considerando o valor de investimento (injeção de capital pelo Fundo) alterando o resultado futuro da empresa.

Em outras palavras, considerar o reflexo positivo da injeção de capital pelo Fundo (FIP) no o Fluxo de Caixa Livre para o acionista, valoriza a empresa e diminui a participação do investidor novo, que está aplicando o capital.

A situação descrita acima não é a correta para o Valuation de uma empresa, seja para aquisição por um fundo FIP ou por um investidor, pois o recurso que será investido por esse “investidor” está valorizando a empresa.

O correto é se calcular o Valuation considerando uma situação denominada de “Pré-money”, ou seja, antes da injeção de capital que será realizada pelo investidor, seja ele um fundo de participação ou uma pessoa física.

A Global consultoria atua fortemente neste segmento fornecendo serviços de Valuation, ou seja, avaliação de empresas para a compra ou incorporação. Atende os requisitos do CPC-15 e demais orientações fiscais e legais do Brasil.

Serviço de Valuation para as FIP’s realizado pela Global

Solução da Global praticada no mercado para realizar o Valuation para as FIP’s.

A avaliação econômica consiste em valorar a empresa partir de sua possibilidade de geração de renda futura, na prática a analise considera o negócio segundo o valor acionário, patrimonial e o fluxo de caixa descontado.

A Global desenvolve o trabalho de Valuation através da análise da capacidade de remuneração do negócio aos seus acionistas á longo prazo, resultando no valor econômico da empresa.

O mercado de câmbio no Brasil, funciona sobre o regime de câmbio flutuante, ou seja não há intervenção alguma nesse mercado. Esse regime faz com que a cotação do dólar varie livremente apenas sob a lei de oferta e demanda entre a moeda americana e a brasileira.

Vários fatores podem influenciar o aumento do dólar. Há fatores mais comuns, como por exemplo, gastos de turistas brasileiros no exterior. Visto que, para haver esses gastos, os turistas brasileiros compraram dólar e venderam reais.

Mas outros fatores de caráter mais estrutural também influenciam na desvalorização do real, como saldo negativo da balança comercial. Esse resultado ocorre quando há mais importações do que exportações. Ou seja, mais moeda estrangeira saiu do país do que entrou.

O Valuation realizado pela Global Consultoria reúne um conjunto informações envolvendo inclusive a análise dos bens tangíveis como os intangíveis, os quais são componentes da identificação do “valor econômico” da empresa.

A metodologia apresenta de forma clara e coesa as variáveis-chaves para formação do valor de avaliação, e simula diferentes cenários considerando as premissas macroeconômicas, estratégicas, operacionais e financeiras da empresa avaliada.

Vários fatores influenciam nas cotações das empresas brasileiras seja na Bolsa de Valores ou até mesmo as empresas de capital fechado (LTDA).

O primeiro fator é o enfraquecimento da economia brasileira, o que faz a moeda se valorizar e as empresas ficam mais acessíveis em U$.

Uma crise financeira como a atual também afeta a oscilação do seu valor, porque impacta investidores. Eles tendem a converter ativos em dólares, retirando o dinheiro do país para aplicá-lo em ambientes mais estáveis o que reduz a demanda por investidores e por consequência, o valor das empresas, ficando mais acessíveis.

Importante ressaltar a situação da economia dos EUA, grande investidor em empresas do Brasil; se o país (EUA) aumenta a taxa de juros, os investidores passam a investir em seu mercado, retirando dólares de outras nações, como o Brasil. Essa diminuição de dólar leva à valorização perante o real, já que sua oferta cai.

O mesmo fluxo ocorre ao contrário, quanto menor a taxa de juros nos EUA maior é a migração de capital para outros países como o Brasil, para investir em mercados baratos e mais rentáveis (mesmo que haja um risco maior).

Nós podemos ajudar a sua empresa  a realizar o Valuation

Peça um Orçamento de Valuation para a Global

O serviço se aplica a diversos segmentos, tais como, FIP’s (Fundos de Investimentos e Participações) Indústrias, Serviços, ramos agrícola e empresas de alta tecnologia (startups) que possuem baixos investimentos em ativo fixo (maquinas, equipamentos, móveis e prédios) não representam o real potencial de gerar recursos e lucros.

Nossos contatos são através do fone 0800.0095555 ou (51) 98599.4248 ou (51) 3212.4555.

Leia também: Avaliacao para FIP’s

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This