Em tempos de instabilidade econômica e governamental, empreendedores brasileiros tendem a ter muitas dificuldades para gerir seus patrimônios.

Conhecer seus bens, analisá-los de maneira realista e entender o que vale ou não para o mercado é muito importante para um empresário, pois previne que seu negócio tenha perdas irrecuperáveis no futuro, ou mesmo feche as portas definitivamente.

Para que isso não aconteça, existem diversas estratégias disponíveis para micro, pequenos e grandes empresários terem maior controle sobre seus negócios e estarem sempre em dia com obrigatoriedades de instituições públicas e/ou privadas. Gestão patrimonial deixou de ser uma ação optativa há muito tempo tornando-se obrigatória para quem deseja o verdadeiro sucesso.

Pensando nisso, elaboramos um guia informativo para que você possa conhecer o que é o Teste de Impairment e como aplicá-lo ao seu empreendimento de maneira sábia.

É extremamente importante conhecer os valores reais de bens e direitos da sua companhia, bem como suas dívidas e obrigações para traçar metas e desenvolver estratégias lucrativas.

O que é teste de impairment – Entenda as necessidades desse teste e saiba quando realizá-lo

O teste de impairment pode ser considerado uma avaliação completa dos ativos de uma empresa, a fim de descobrir se os mesmos encontram-se desvalorizados.

Na contabilidade, a desvalorização abrange reduções permanentes no valor de ativos de uma empresa, geralmente ativos fixos. Uma vez realizado o teste de impairment, assegura-se que o valor contábil de um ativo seja recuperado.

Abaixo, separamos as principais situações nas quais o teste de impairment se mostra mais necessário para o empresariado:

  • Registro de ativo: a realização de um teste de impairment impede diretamente que um ativo seja registrado com um valor maior do que o valor recuperável.
  • Evitando a desvalorização: com o teste de impairment, é possível verificar se o ativo não está desvalorizado em relação ao seu valor real (uma vez que o valor contábil esteja maior que o recuperável).
  • Solidez de investimentos e transações: contratando uma equipe profissional e competente para realizar esse teste, é possível observar se a empresa está fazendo investimentos sólidos ou se está pagando mais do que deveria pagar em ativos, por exemplo.
  • Balanço patrimonial: uma vez com o teste realizado, o empreendimento terá seu balanço patrimonial ajustado à realidade, facilitando as tomadas de decisão da gerência e dos sócios.
  • Previsões de declínio ou ascensão: é fundamental saber a situação legítima do patrimônio da sua empresa, e o teste de impairment possibilita isso. Tendo uma visão clara da situação, fica mais fácil prever se o patrimônio acumulado está diminuindo ou aumentado.

Porque realizar teste de impairment – E a importância de contratar uma equipe multidisciplinar e profissional

Ao contratar os serviços de um escritório de contabilidade confiável, você garantirá total transparência das informações contábeis do seu negócio, construindo uma confiabilidade sólida no mercado e aumentando suas chances de fazer transações lucrativas e benéficas com outros empreendedores.

Uma companhia que leva a sério sua gestão orçamentária precisa, antes de tudo, contar com um grupo de especialistas que entendam seus números e saiba interpretá-los a fim de transformá-los em informações úteis e futuramente, lucrativas.

Gostou do post? Deixe seu comentário! Quer saber mais sobre o assunto ou precisa de ajuda para realizar um teste de impairment na sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e agende uma reunião estratégica.

Por Equipe Global Consultoria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This