Você sabe qual a importância da Avaliação Patrimonial para as empresas?

Você sabe o valor das coisas que você tem na sua casa? Não? Isso é comum, agora, nas empresas esse conhecimento é essencial.

O que é uma avaliação patrimonial?

A avaliação patrimonial nada mais é do que a análise e determinação dos valores do patrimônio de uma empresa.

Esse tipo de levantamento é importante, entre outras coisas, quando a empresa é vendida ou passa por um processo de fusão. É preciso fazer o levantamento de tudo o que há para saber o valor do patrimônio que existe na empresa.

Resultados da avaliação patrimonial também dão subsídios para se contratar uma apólice de seguro. É importante contar com o suporte de profissionais qualificados de um escritório de contabilidade para fazer esse levantamento. Eles estão habituados e preparados para fazer o levantamento de patrimônio, ou seja, para realizar a avaliação patrimonial.

Por que realizar o Avaliação Patrimonial?

Além de ser necessária para a contratação de apólices de seguro, a avaliação patrimonial também pode servir de parâmetro nos casos de aquisição ou locação de imóveis.

Esse trabalho deve seguir três fases:

  • Custo de Substituição: Contribui para que o gestor faça o fluxo de caixa direcionado pela vida útil dos produtos e equipamentos avaliados.
  • Avaliação do Valor Justo: Para isso é preciso que seja feita avaliação individual para definição mais correta possível, levando diversos aspectos em conta, como o estado de conservação, por exemplo.
  • Valor Residual: Esse item diz respeito ao valor esperado quando se acaba a função econômica. A legislação permite revisão anual.

A Avaliação Patrimonial pode ser feita para todo tipo de empresa e não deve ser conduzida por funcionários. Ela é importante porque ajuda na definição, quando há necessidade, de utilizar um bem como garantia ou moeda de pagamento em uma transação, por exemplo.

Resultados da avaliação patrimonial

Tudo tem desgaste pelo uso ou pelo tempo. Nesse sentido, o resultado da Avaliação patrimonial ajuda na estipulação de preços de reposição e desvalorização das propriedades móveis e imóveis.

O serviço de Avaliação Patrimonial tem por principal objetivo estabelecer os valores atuais de reposição, depreciação e mercado de todos os bens patrimoniais que compõem o patrimônio da entidade, para determinar seu valor patrimonial.

É importante contar com ajuda profissional para fazer a avaliação patrimonial porque os itens serão avaliados após o cumprimento de alguns procedimentos como determinação do que é importante para a empresa e também confirmar o registro do patrimônio.

Ao fazer isso tem-se a organização dos valores de uma empresa de maneira precisa o que pode permitir o conhecimento real de seu valor. Pode haver dúvida se o valor será justo e isto pode ser estabelecido fazendo uma consulta no valor de mercado do bem.

Depois de ser considerado ativo, a peça pode precificada com novo valor que corresponda à data da reavaliação. É possível também estabelecer uma constância na avaliação patrimonial de forma a manter os preços atualizados.

Pode acontecer de alguns itens serem avaliados a cada 3 ou 5 anos. Isso vai depender das alterações dos valores do ativo que está passando pelo processo de revisão.

Gostou do texto? Deixe seu comentário!

E se você precisa de mais informações ou de ajuda para realizar a avaliação patrimonial na sua empresa, entre em contato com a nossa equipe e agende uma reunião estratégica. Somos especialistas no assunto e podemos ajudar.

Por Equipe Global Consultoria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This