Serviços e processos para aquisições e fusões de empresas

O Brasil bateu recorde de Fusões & Aquisições em 2019, segundo matéria veiculada no G1 que abordaremos neste Blog. E nos post de hoje vamos abordar os serviços executados pela Global Consultoria que contribuem para as Fusões e Aquisições de empresas.
Para a determinação correta do valor da empresa a avaliação deve abranger o Ativo Tangível e também o Intangível dos quais destacamos os seguintes serviços oferecidos pela Global Consultoria:
Avaliação de Intangível – Avaliação de Marcas, Fundo de Comércio, Ponto Comercial, Matrizes, Carteira de Clientes são os principais ativos nesta linha.
Avaliação do Ativo Imobilizado – Avaliação de Edificações, Terrenos, Máquinas, Equipamentos, veículos são os mais comuns nesta classe de Imobilizado.
Este post aborda o momento atual no Brasil para Fusões & Aquisições e apresentar os serviços de Avaliação de Ativos da Global Consult.

Fusões & Aquisições no Brasil em 2019

Segundo o site de notícias G1 o Brasil bateu um novo recorde de fusões e aquisições em 2019, com 1.231 transações realizadas. Este foi o terceiro ano seguido em que as operações batem recorde.

Ainda segundo o site, foram 1.231 transações concretizadas, terceiro ano seguido em que essas operações alcançam a sua máxima.

Em relação a 2018, quando as fusões e aquisições foram de 967, houve um crescimento de 27,3%. Em 2017, esse número chegou a 830.

Um dos fatores que contribuíram para os resultados no ano passado foi o aumento considerável nas transações domésticas, que saltaram de 550 em 2018 para 782 em 2019. Trata-se de um crescimento de 42,2%.

As aquisições pelas empresas estrangeiras também tiveram uma expansão relevante, de 19%, totalizando 374 transações em comparação às 315 de 2018. Estas operações apresentaram forte aceleração no segundo semestre de 2019, quando foram concretizadas 223, ante 151 do primeiro semestre.

Segundo o site G1, o levantamento mostra que o setor de empresas de internet manteve a liderança, saltando de 169 operações em 2018, para 293 em 2019, uma alta de 73%, seguida pelos setores de tecnologia da informação (158), hospitais e laboratórios de análises clinicas (87), segmento imobiliário (77), outros setores (72), alimentos, bebidas e fumo (52) e companhias de energia (51).

Por região, Sudeste e Sul do Brasil foram as que mais se destacaram, com as respectivas operações de fusões e aquisições em cada Estado destacadas a seguir: São Paulo, 750; Rio de Janeiro, 119; Paraná, 73; Minas Gerais, 60; Rio Grande do Sul, 53; e Santa Catarina, 44.

Como a Global Consultoria pode contribuir para o processo de Aquisição & fusão de empresas?

A Global Consultoria participa destes projetos fornecendo os serviços de avaliação de Ativos (Tangíveis e Intangíveis), apresentamos abaixo o resumo das avaliações que são fundamentais para a correta avaliação da empresa:

Avaliação de Imóveis

A determinação do valor de mercado de bens imóveis é efetuada e apresentada através de emissão de um Laudo de Avaliação de Imóveis que deve ser emitido de acordo com a normatização Brasileira e que atenda integralmente os CPC’s.

O Laudo dos Bens Imóveis elaborado pela Global é desenvolvido de acordo com as normas ABNT – NBR 14653-Parte 2 e com as normatizações do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, além de atender os CPC’s e demais Leis pertinentes ao tema.

Avaliação de Máquinas e Equipamentos

O serviço de Avaliação de Máquinas e equipamentos executado pela GLOBAL CONSULT é realizado por profissionais qualificados, com longa vivência na área de engenharia de avaliações. Utilizamos métodos consagrados de mercado com altos níveis de precisão.

Avaliações através de pesquisa de mercado junto aos fabricantes e fornecedores dos equipamentos a serem avaliados. Os Laudo são emitidos de acordo com as normas especificas da ABNT e do IBAPE.

Avaliação Econômica

A avaliação econômica consiste em valorar a empresa partir de sua possibilidade de geração de renda futura, na prática a analise considera o negócio segundo o valor acionário, patrimonial e o fluxo de caixa descontado.

A Global desenvolve o trabalho de Valuation através da análise da capacidade de remuneração do negócio aos seus acionistas á longo prazo, resultando no valor econômico da empresa.

O serviço se aplica a diversos segmentos, tais como, empresas de alta tecnologia (startups) que possuem baixos investimentos em ativo fixo (maquinas, equipamentos, móveis e prédios) não representam o real potencial de gerar recursos e lucros.

A elas deve-se agregar a análise do capital humano, seu conhecimento tecnológico, bem como, seu relacionamento com o mercado, que projetam o “Valuation”, o valor da avaliação econômica da empresa.

Para a avaliação econômica da empresa, reúne-se um conjunto informações envolvendo inclusive a análise dos bens tangíveis como os intangíveis, os quais são componentes da identificação do “valor econômico” da empresa.

A metodologia apresenta de forma clara e coesa as variáveis-chaves para formação do valor de avaliação, e simula diferentes cenários considerando as premissas macroeconômicas, estratégicas, operacionais e financeiras da empresa avaliada.

Avaliação de Marcas

Existem diferentes metodologias e diferentes aspectos que podem ser abordados em uma avaliação de Marca. Dentre os diversos modelos e metodologias de avaliação, alguns possuem enfoque qualitativo, visando a avaliar a força da marca e seus principais direcionadores de valor; outros possuem um enfoque quantitativo, visando a calcular o valor monetário da marca. Também existem metodologias que consideram esses dois aspectos, sendo mais complexas e possibilitando uma análise mais ampla.

O Modelo Quantitativo de avaliação adotado pela Global considera o aspecto econômico e financeiro para atribuir o valor a Marca, através da metodologia que considera essencialmente aspectos econômicos quantificáveis que permite apurar o valor da Marca com base na prática de margens operacionais das empresas do setor, preferencialmente de concorrentes diretos, analisando o valor da empresa com e sem o atributo marca a partir do comparativo da prática de preços.

A Global Consult parte da premissa que uma marca forte permite que a empresa pratique preços superiores às empresas que não detêm o mesmo reconhecimento de marca, sendo assim, para o cálculo do valor da marca, é aplicado o percentual de variação de preços (entre os preços praticados pela marca avaliada e seus concorrentes) sobre a Receita Operacional Líquida da empresa.

O que diferencia os fluxos (com e sem o efeito da Marca) é a geração marginal de receita, que corresponde ao valor agregado da marca, ou melhor, valor agregado pela preferência do consumidor pela Marca.

Se você ou a sua empresa precisam de maiores informações sobre “Os serviços da Global Consultoria para o processo de Fusões e Aquisições” contate-nos pelo 0800.009.5555 ou preencha nosso FORMULÁRIO DE CONTATO

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This