Para micro, pequenos e grandes empresários, é fundamental ter conhecimento e total controle sobre a situação contábil de suas empresas.

Existem diversos elementos que precisam ser levados em conta, especialmente em uma época como a nossa, de crise política, econômica e social. Tempos assim sempre assombraram a história brasileira e trouxeram problemas para o empresariado.

Para evitar problemas, existem muitas alternativas oferecidas por equipes de contadores profissionais e especializados para que o empreendedor não perca seu poder de gerência sobre o que é seu, começando por conhecer realisticamente o que é seu e quão valioso é isso para o mercado.

Por isso, elaboramos um guia informativo útil e acessível para que você possa entender o que é um ativo imobilizado, como mensurá-lo (e em quais situações) e usufruir dos benefícios de tal avaliação.

Ativo imobilizado – Saiba o que é e conheça os benefícios de mensurar bens patrimoniais

Antes de tudo, é importante entender o conceito de ativo imobilizado e o que o mesmo significa para uma empresa. O ativo imobilizado abrange um conjunto de bens necessários à manutenção de uma empresa, caracterizados de forma tangível (maquinarias, edifícios alugados ou adquiridos etc.).

Além disso, são contabilizados recursos destinados à aquisição de bens ainda em operação, tais como construções em andamento, adiantamentos, importações, consórcios entre outros.

Abaixo, separamos as vantagens mais relevantes do processo de mensuração de ativos imobilizados e outros bens patrimoniais para sua empresa:

Clareza de informações

Quando as avaliações são realizadas, o empreendedor passa a conhecer muito melhor o real valor de todo o patrimônio de sua empresa. Isso faz com que balanços mensais ou trimestrais sejam transparentes e melhor compreendidos por todos, inclusive por outros empreendedores e investidores do mercado.

Dívidas e empréstimos

Uma vez que os ativos imobilizados são estabelecidos e uma avaliação é realizada, empréstimos e dívidas podem ser discutidos de forma mais clara e justa, pois o patrimônio todo de empresa está transparente para todos.

Legislação

Com uma mensuração realizada de maneira adequada e profissional, o empresário poderá ficar mais tranquilo ao conhecer as legislações que ele terá que prestar contas, e como fazer isso sem desperdiçar dinheiro e ainda assim cumprir todos os seus deveres legais.

Contratação de seguros

Sendo estabelecidos os valores reais dos ativos imobilizados, a contratação de seguros irá refletir essa realidade de maneira justa e menos custosa para o empresário.

Preparação para o futuro

Fusões, reestruturações societárias, aquisições e outras operações serão melhor negociadas e agilizadas com uma avaliação patrimonial bem feita.

Como medir ativo imobilizado

A importância de contratar um escritório contábil que tenha dominância sobre assunto

Antes de medir os ativos imobilizados de sua empresa e fazer uma avaliação patrimonial, é fundamental que o empreendedor conte com os serviços de uma equipe multidisciplinar de contadores preparados, que saibam entender as necessidades de cada empreendimento e fazer as análises necessárias de todo o patrimônio.

Junto de profissionais que conheçam a área e tenham experiência, é possível não somente usufruir de todos os benefícios citados acima, mas também compreender o quão valiosa sua empresa é na realidade.

Por Equipe Global Consultoria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share This